A Assembleia Legislativa realizou uma Sessão Solene na tarde desta quinta-feira (29), proposta pelo deputado Jesuíno Boabaid (PMN), para entregar Medalha de Mérito Legislativo ao Tenente Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar Capelão Josué Fernandes Marrieli.
O parlamentar se disse honrado de poder entregar esse mérito a um PM que fez tanto a corporação de Rondônia. “Essa honraria é dada a pessoas que fizeram ou tiveram algum trabalho relevante para o Estado e o senhor é muito digno, pois tem um trabalho de suma importância aos militares, trazendo conforto e a palavra do Senhor em momentos difíceis”.
O pastor da Igreja Quadrangular São Sebastião, Carlos de Oliveira, registrou a importância do homenageado em sua vida. “Tive a oportunidade de conhece-lo na academia e ser voluntário e estagiário da capelania. Essa relação que ele nos ensinou com o Senhor e com os policiais, nos hospitais e velórios foi muito significativo para minha vida pastoral, profissional e acadêmica”.
Carlos ressaltou que, graças a Marrieli, hoje ações como o Projeto Lucas, atendem a mais de 32 municípios do Estado. “Todo esse desdobramento se deu por causa da capelania. Me sinto honrado de estar participando desse momento da vida do tenente”.
Josué Fernandes Marrieli discursou após a entrega da medalha. Primeiramente agradeceu Boabaid pela honraria e pelo trabalho que o parlamentar prestou como policial e presta como representante da corporação na Casa de Leis.
“O senhor é amado pelos policiais por honrar os Policiais Militares, porque nós somos PMs e confiamos em vossa excelência para nos representar nessa Casa, então louvo a Deus pela sua vida e oro para que o Senhor continue lhe abençoando”, afirmou Marrieli.
Ele elogiou o trabalho do pastor Carlos de Oliveira e sua continuação nos estudos teológicos. “Hoje é pastor, doutor e filósofo e não para de estudar nunca. Com toda sua simplicidade, foi meu auxiliar voluntário na capelania e depois de terminar o estágio continuou a me ajudar”.
Agradeceu também a presença do pastor Luis Carlos da Segunda Igreja Batista de Porto Velho e presidente da Ordem dos Pastores do Estado de Rondônia. “Agradeço sua presença e fico feliz que nos represente na ordem”.
Aos seus familiares ele se disse grato pela compreensão pelo tempo passado fora de casa para servir a corporação. “Louvo a Deus a vida de minha esposa e das minhas filhas e agradeço pela paciência, porque deixei minhas filhas sozinhas por várias e várias noites enquanto eu estava nas ruas e nas casas e nos velórios, atendendo famílias com policiais dependentes químicos”.
Ele afirmou que seu trabalho não poderia ter sido feito sem a ajuda de todos que passaram junto a ele na capelania. “Um capelão sozinho não consegue atender a PM inteira, então agradeço a Deus a vida de todos que foram meus auxiliares na capelania”.
Fonte: ALE/RO – DECOM – Isabela Gomes Foto: Ronaldo Afonso