O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) se reuniu com Fabrício Ferreira de Lima, diretor comercial da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), para tratar sobre a suspensão da cobrança das tarifas de água e esgoto em dois empreendimentos da capital.
No Bairro Novo, a Caerd suspendeu a cobrança da tarifa de água, enquanto na Vila Dnit, localizada às margens da BR 319, após a ponte sobre o Rio Madeira, a suspensão foi da tarifa de esgoto.
Boabaid lembrou a assiduidade com que tratou a situação das cobranças por parte da Caerd, vindo inclusive a chamar audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o assunto com a presença de representantes da companhia, dos bairros envolvidos e demais autoridades.
Fabrício de Lima, por sua vez, relatou que técnicos da Caerd constataram que na estrutura da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bairro Novo, várias problemáticas, sendo então feito um termo de recusa, entregando a ETE para o empreendimento que construiu o Bairro Novo.
“Nós informamos a todos os moradores, para que procurem os síndicos de seus condomínios para que se informe sobre como proceder a manutenção da estação de tratamento de esgoto” afirmou o deputado Jesuíno.
O mesmo problema foi encontrado na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Vila Dnit. Boabaid realizou audiência de instrução legislativa, onde foram relatados alguns problemas que existem na referida estação.
Devido ao fato da estação não estar realizando o serviço da forma que deveria, atendendo a necessidade, foi feito por parte da Caerd o Termo de Recusa, também entregando a responsabilidade de manutenção da ETA para a empresa que construiu a Vila Dnit, ficando suspensa a cobrança da taxa de água aos moradores.
O parlamentar afirmou ainda, que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) está ciente da situação e que, após receber o Termo de Recusa, buscará junto a empresa que construiu o empreendimento, uma solução para o problema.
Finalizando, o deputado Jesuíno lembrou a luta para a redução da cobrança da tarifa de água e esgoto por parte da Caerd: “Antigamente estava sendo pago 100% do valor consumido, mas com nossa intervenção conseguimos reduzir este valor para 43%, através de um decreto legislativo, sustando o efeito da Resolução 038, que estava taxando a cobrança em 100%”, finalizou.
ALE/RO – DECOM – Assessoria
Foto: Assessoria
FOTOS