Na tarde desta terça-feira (17), o deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN) recebeu em seu gabinete, atletas da equipe Porto Velho Rubgy. O parlamentar conheceu um pouco da modalidade esportiva e declarou disponibilidade em ajudar os atletas futuramente.
Com sete anos de existência, o time da capital já participou de importantes campeonatos, como por exemplo, a Copa Norte de Rugby, que é a competição regional para a disputa de Rugby Union envolvendo equipes da Região Norte do Brasil. O torneio é organizado pela Liga Norte de Rugby, ainda em caráter amador, que atualmente conta com 15 clubes filiados e com a chancela da CBRu, entidade máxima nacional de Rugby Union.
De acordo com o jogador Francinei Mendes, a equipe Porto Velho Rugby foi o terceiro time criado na região norte e visando se aprimorar cada vez mais, os esportistas treinam três vezes na semana, sendo às terças, quintas e sábados, porém, a modalidade não pode ser exibida no Estádio Aluízio Ferreira nos meses de outubro, novembro e dezembro, pois segundo o que foi repassado para o time, nesses três meses há grande quantidade de chuva e a rivalidade em campo acarreta em danos ao gramado.
O atleta João Humberto relatou que o time viaja para Manaus no próximo sábado (21), onde irá disputar a Copa Norte, que atualmente conta com 20 times. A falta de apoio faz com que os atletas banquem as viagens, com o intuito de representar o estado e buscar uma medalha. “Nessa viagem nós pagamos as passagens com nosso próprio dinheiro. Alguns que não tinham condições no momento tiveram as passagens pagas pelos colegas” ressaltou João Humberto.
Apesar de ser considerado um esporte um tanto quanto violento, devido constante contato físico e fortes empurrões, o Rugby está conquistando seu espaço junto ao cenário do esporte Rondoniense. “O que mais me atraiu neste esporte foi a união e o respeito entre os jogadores. Apesar da forma dura de jogo, sempre quando acaba uma partida a galera se reúne e quem era rival se tona amigo durante uma rodada de cerveja. Sempre nos reunimos após os jogos” concluiu João Humberto.
O deputado Jesuíno Boabaid pediu para que os atletas realizem um projeto e providenciem toda a documentação necessária para que possam receber recursos públicos. “O esporte é muito interessante, que com suas peculiaridades, o deixam ainda mais atraente e, não é à toa que se tornou um esporte olímpico. Me sentirei honrado em poder ajudar estes atletas a conquistar medalhas para nosso estado” finalizou Boabaid.