O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) recebeu pedido de doação de padrões de energia elétrica para moradores da Comunidade Paulo Leal, localizada na KM 5, Estrada da Cachoeira do Teotônio, zona Rural de Porto Velho.
Segundo o parlamentar, o pleito foi apresentado por Francisco Geraldo de Lima, morador da localidade que busca garantir energia elétrica para a comunidade.
De acordo com o deputado, o morador relatou, através de documento, que a Eletrobrás expediu notificação aos moradores especificando o prazo de 30 dias para todos os moradores instalarem os padrões elétricos.
O prazo expiraria no dia 17 de fevereiro deste ano. Caso não houvesse a instalação dos equipamentos o fornecimento de energia seria cortado.
Diante da situação, Boabaid intercedeu junto à Eletrobrás para que fossem doados os padrões aos moradores ou concedido um novo prazo para a compra, pois segundo o parlamentar, o equipamento custa cerca de R$ 600 e os populares são de baixa renda.
O deputado disse ter encaminhado ofício a Luis Marcelo Reis de Carvalho, diretor da Eletrobrás Distribuição Rondônia, dando ciência sobre a situação enfrentada pela comunidade.
O parlamentar comentou sobre o alto valor do equipamento e a falta de condições financeiras dos moradores para a aquisição do mesmo. Boabaid solicitou o prazo de 90 dias para que os padrões sejam comprados.
O diretor de Operação e Expansão da Eletrobrás, Thiago Pereira Soares afirmou que se encontra em andamento, no âmbito da Eletrobrás, a execução do projeto do Programa Energia + que prevê a implantação e expansão em redes de distribuição.
Segundo Soares, os moradores da Comunidade Paulo Leal estão contemplados com atendimento energético previsto no programa e terão seus padrões de entrada de energia elétrica financiados pela Eletrobrás Distribuição Rondônia.
O deputado foi informado que a Eletrobrás realizará levantamento e quantificação das unidades, bem como, a programação para a instalação dos padrões a partir deste mês de março.
Jesuíno Boabaid agradeceu a compreensão por parte da diretoria da Eletrobrás em ceder e não prejudicar os moradores da Comunidade Paulo Leal.
“Ressalto a importância do diálogo para adquirir melhorias para os cidadãos do nosso Estado. O padrão de energia custa muito e as condições dos moradores os impossibilitam de comprá-lo de uma vez, mas com o financiamento isso se tornará mais fácil” declarou.
ALE/RO – DECOM – [Assessoria]
Foto: José Hilde
DOCUMENTO