O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, solicitando que a Casa de Leis interceda junta a Secretaria de Estado de Segurança Pública, para providênciar com máxima urgência, a aquisição de material bélico no subcomando da Polícia Ambiental de Ji-Paraná.
O parlamentar explicou, que sua solicitação é necessária em virtude da precariedade do atual arsenal bélico, bem como, a ausência de armamento longo na instituição.
Jesuíno destacou que, os servidores designados para as atividades de fiscalização ambiental, por trabalharem rotineiramente em ações de prevenção e combate a ilícitos ambientais, estão constantemente sujeitos a situações de enfrentamento e riscos à integridade física.
“Assim, o material bélico e o uso das devidas armas de fogo são imprescindíveis para a salvaguarda destes servidores”, afirmou o deputado.
Boabaid salientou que, o Pelotão da Polícia Ambiental de Ji-Paraná é responsável pela maioria das missões que são solicitadas por órgãos federais, havendo inclusive, relatos de agentes em missão, que passaram por momentos de extremo perigo, por estarem com equipamento inadequado para a ocasião.
“Sendo assim, considero necessária a intercessão junto ao órgão citado. É um direito destes policiais, que tanto sofrem pela falta de armamento, terem sua integridade física resguardada, bem como, realizar um policiamento ostensivo ao combate de crimes ambientais”, concluiu o deputado.
ALE/RO – DECOM – [Juliana Martins]
Foto: José Hilde