O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) requereu à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa a realização de sessão solene no dia 4 de agosto, às 9h, para homenagear as taquígrafas da Assembleia Legislativa.
Segundo o parlamentar, a taquigrafia ajuda a resgatar os debates e constitui um arquivo importante que mantém viva a memória da História do Brasil, além de contribuir efetivamente para a construção da própria memória da Justiça brasileira.
Jesuíno destaca que os profissionais da taquigrafia têm o privilégio de testemunhar em tempo real a construção da história que acontece diariamente no Parlamento. “São intérpretes fiéis de cada orador e zelam pela autenticidade do registro de cada fala”, afirma.
“Não se pode conceber um Legislativo democrático sem que haja divulgação às pessoas das atividades de seus representantes eleitos”, exaltou Boabaid.
Complementa afirmando que, ao dar a conhecer com exatidão o que se debate e se delibera nas Casas de Leis, os taquígrafos tornam-se os olhos e ouvidos do povo dentro do Parlamento. “E essa publicidade proporciona maior legitimidade ao processo legislativo”, finalizou.
ALE/RO – DECOM – [Geovani Berno]
Foto: Ana Célia e José Hilde
FOTOS