O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, onde solicitou a realização de uma Audiência Pública no dia 18 de maio, às 15h, com o objetivo de discutir e analisar o enfrentamento da dependência química no âmbito de Rondônia.
Boabaid destaca que, dependência química afeta não só a saúde do dependente químico, mas todas as áreas de sua vida e da família, bem como os demais espaços onde estabelece relações.
“Esse processo desestabiliza a qualidade e as possibilidades de convivência laboral e comunitária, envolve graves riscos à segurança, pois o submundo do tráfico de drogas arregimenta, muitas vezes, crianças que impõem suas próprias leis e impedem a superação desse drama, já bastante complexo”, declarou Jesuíno.
Para o parlamentar, trata-se de um problema social grave, que afeta as mais diversas faixas etárias e classes sociais, especialmente os mais jovens e os mais pobres.
“Estes estão sujeitos à suas repercussões mais nefastas, na medida em que são restritas as possibilidades de apoio e alternativas de proteção efetiva”, declarou o deputado.
De acordo com o parlamentar, o tema tem sido debatido mundialmente, não só na busca por troca de experiências exitosas para o enfrentamento da dependência química, mas também no sentido de inibir o tráfico, muitas vezes, associado a outras expressões de criminalidade, como comércio ilegal de armas, furtos, sequestros, entre outras atividades ilícitas.
“Neste sentido, a Audiência Pública busca discutir e analisar ações para o enfrentamento da dependência química, envolvendo vários setores da sociedade”, declarou Jesuíno Boabaid.
Sessão solene
O deputado também requereu a realização de Sessão Solene no próximo dia 12 de maio, às 9h, no Plenário da Casa de Leis, para entrega do Título Honorífico de Honra ao Mérito, em homenagem ao advogado Juacy dos Santos Loura Júnior, pelos relevantes serviços prestados ao Estado.