Devido ao aumento indiscriminado do mosquito Mansonia no distrito de Jacy Paraná e região, o deputado Jesuíno Boabaid (PMN) apresentou à Mesa Diretora um pedido de audiência pública para tratar da proliferação do inseto.
De acordo com o deputado, é necessário discutir e analisar junto aos órgãos competentes medidas para combater o Mansonia e também averiguar como estão sendo realizadas medidas preventivas de doenças aos cidadãos.
A presença do mosquito leva medo à população, pois conforme estudos publicados no ano de 2013 é um vetor do vírus da febre do vale rift, doença endêmica de países africanos como Somália, Kênia, Egito e Sudão, que pode levar a morte.
Em razão da infestação, os MPs Estadual e Federal apresentaram recomendação ao Ibama, para que seja determinado a Santo Antonio Energia o pagamento de auxílio a famílias assentadas na região, em razão da quantidade excessiva dos mosquitos, que têm prejudicado a qualidade de vida, uma vez que para combatê-lo foram aplicadas substâncias químicas no ar, que acabaram sendo inaladas.
A audiência tem data prevista para aceitação a ser realizada no dia 19 de junho, às 9h, no plenário da Casa de Leis.
ALE/RO – DECOM – Luiz Junior
Foto: Gilmar de Jesus