A comissão formada por membros do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) procurou o deputado Jesuíno Boabaid (PMN) para conversar sobre a confusão ocorrida na última sexta-feira (19), quando o deputado seguia juntamente com a vereadora Ada Dantas (PMN) para cumprir agenda no interior do Estado, tendo se deparado com o bloqueio da BR 364, em Jacy-Paraná.
O bloqueio foi feito por moradores de Jacy-Paraná, juntamente com integrantes do MAB, que não estão satisfeitos com a ausência por parte dos Consórcios Santo Antônio e Jirau, que não cumpriram acordos feitos com a comunidade.
Com isso, os populares resolveram bloquear a rodovia. Neste momento o deputado Jesuíno e a vereadora Ada Dantas (PMN) estiveram presentes e tentaram dialogar, mas foram hostilizados por alguns dos manifestantes que estavam mais exaltados.
O deputado Jesuíno comentou o ocorrido. “Não entendi a raiva de alguns manifestantes que estavam gritando palavras de ódio. Fiquei chateado por tentar ajudar e ser mal interpretado por alguns”, afirmou o parlamentar.
O caso repercutiu e representantes do MAB foram até o gabinete de Jesuíno Boabaid e em seguida realizada reunião no Plenarinho da Casa de Leis.
De acordo com o MAB, a maioria dos envolvidos sabe da luta que o deputado Jesuíno vem enfrentando para segurar o aumento das cotas por parte da Usina de Santo Antônio, pois se houvesse o aumento, a comunidade de Jacy-Paraná e localidades vizinhas iriam sofrer graves impactos com a invasão das águas do rio Madeira.
“Nós viemos aqui para conversar e lhe pedir desculpas pelo que ocorreu durante o protesto. As ofensas proferidas naquela situação foram feitas por pessoas que não fazem parte do MAB e estavam sob efeito de bebidas alcoólicas. Chegaram para nos ajudar no manifesto, mas ingeriram bebidas alcoólicas e perderam o foco”, disse um dos representantes do MAB.
Jesuíno Boabaid aceitou as desculpas e disse entender a insatisfação dos populares. “Às vezes deixamos nos levar pela emoção e de lado fica a razão, mas é compreensível” disse Boabaid.
Finalizando, Jesuíno convidou os moradores de Jacy-Paraná e região, a comparecerem no dia 19 de junho, às 9h, no Plenário da Assembleia Legislativa, para participarem da Audiência Pública que irá tratar sobre a situação dos atingidos pelas barragens.
“A presença dos moradores é de grande relevância nesta audiência. Iremos discutir inúmeros pontos de interesse de toda a comunidade e precisamos ouvir as reivindicações para buscar solução para os problemas”, concluiu.
ALE/RO – DECOM – Assessoria
Foto: Assessoria
FOTOS