O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) indicou ao Poder Executivo que interceda junto à Secretaria de Educação do Estado de Rondônia (Seduc), para a implantação da militarização em uma escola estadual de cada um dos 52 municípios do Estado.
De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa conter a violência praticada por estudantes nas dependências das instituições de ensino, bem como, valores de hierarquia, disciplina, baixo desempenho nos estudos, frequência, sendo essencial no ambiente escolar.
“A gestão das escolas públicas pelos militares não alcança apenas a escola em si, mais toda a comunidade em que está inserida, tendo em vista que a escola é recinto de aprendizagem, de formação de cidadania, de construção de valores e atitudes para democracia”, explica Jesuíno.
O deputado salientou ainda que nos demais Estados Federativos já estão adotando o modelo de gestão militar, obtendo diversos fatores positivos, por exemplo, o desenvolvimento da educação básica, ou seja, aumento da disciplina, bem como, o desempenho dos alunos no estudo.
ALE/RO – DECOM – Laila Moraes
Foto: Lusângela França