MANDADO DE SEGURANÇA –ALE/RO abre dados de gastos dos deputados após ingresso de ação

Notícia

O ingresso de um mandado de segurança impetrado pela Associação em Defesa dos Direitos e Garantias do Povo de Rondônia – ADORO, pode ter sido o ponto final na exigência de identificação para o cidadão que busca informações sobre os gastos das verbas indenizatórias dos deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE/RO.

De acordo com o presidente da ADORO, Jesuíno Boabaid, foi constatado que o sistema de informação da ALE/RO exigia um cadastro ao cidadão para que ele tivesse acesso aos dados, dificultando a transparência do processo público.

Essa constatação levou a mobilização de Jesuíno Boabaid, através da ADORO, para mover juridicamente uma ação exigindo a abertura dos dados sem “obstáculos” colocados pelas próprias autoridades.

Após o ingresso de um mandado de segurança, o portal da transparência foi aberto para todos, sem nenhum impedimento no acesso dos gastos públicos dos parlamentares, com a exceção do contracheque dos parlamentares, que ainda continua sendo solicitado o e-mail e o nome”, afirmou Jesuíno Boabaid.

Para ter acesso aos dados, basta acessar o portal da transparência na página da ALE/RO. O processo segue em andamento na Justiça.

Deixe um comentário