Foi aprovada durante realização de sessão extraordinária nesta terça-feira (25), a Lei de autoria do deputado estadual Jesuíno Boabaid (PMN) que trata sobre a presença de profissionais de odontologia em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) em hospitais privados no âmbito do Estado de Rondônia. No último dia 30 de março, o parlamentar realizou audiência pública para discutir o tema, que é de grande relevância.
Os pacientes que estão na UTI precisam de cuidados especiais e constantes, não apenas para tratar o problema que o levou à internação, mas também para cuidar dos demais órgãos e sistemas que podem sofrer alguma deterioração prejudicial para sua recuperação e prognóstico. Nesses cuidados deve estar incluído o tratamento odontológico, com higiene bucal adequada, dada a inter-relação entre doenças bucais e sistêmicas. No entanto, é raro encontrar um cirurgião dentista fazendo parte da equipe multiprofissional das UTIs.
Com a aprovação da Lei, fica obrigatória a presença de profissionais de odontologia na equipe multiprofissional hospitalar nas UTIs de todos os hospitais privados do Estado de Rondônia.
O deputado Jesuino comentou a aprovação da Lei. “A presença do profissional melhora na qualidade de vida dos pacientes, reduzindo o risco de contrair infecções, reduzindo o tempo de internação e ainda diminuindo os custos hospitalares” finalizou.
https://www.facebook.com/JesuinoBoabaid/videos/1327513370618572/