Após fiscalização feita in loco pelo deputado Jesuíno Boabaid (PMN), que mostrou a paralisação de uma obra de construção da Estação de Tratamento (ETA), no bairro Nacional, pertencente à Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD), foi comunicado pela presidente da estatal, Iacira Terezinha Rodrigues via oficio de nº 215 – 2017, que os serviços devem ser devidamente retomados ainda neste mês de julho, quando uma nova empresa for contratada através de processo de licitação. Iacira informa no documento que a primeira etapa da obra, de responsabilidade da empresa Andrade Gutierrez não foi concluída, o motivo não foi comunicado.
Nesta próxima etapa de acordo com a presidente, está a conclusão da ETA do bairro acima citado, booster’s (bombeamento de água ) e construção de reservatórios, tudo com conclusão prevista até o final do ano corrente. Ainda de acordo com a responsável pela CAERD, até o final de 2017, a capital rondoniense estará atendida com 100% de água tratada.
A denúncia chegou ao gabinete do parlamentar, que após apuração comprovou o cenários de abandono e desperdício de dinheiro público que foi empregado na obra e devido a paralização acabou se deteriorando em meio a sol, chuva, poeira e ação de marginais. Jesuíno garantiu que vai continuar exercendo se papel de fiscalizador e vai acompanhar de perto o resultado final da obra.