O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) esteve no último sábado (17), visitando a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no Bairro Dnit, situado às margens da BR 319, após a ponte sobre o rio Madeira em Porto Velho. Foi apresentada denúncia ao parlamentar sobre a precariedade em que se encontra a ETE que deveria atender as necessidades dos moradores.
Após receber a denúncia, Boabaid foi até o bairro DNIT e constatou a veracidade das informações. Foi notório perceber a inatividade da Estação de Tratamento de Esgoto, que não está funcionando há tempo por falta de energia elétrica e manutenção, fato também relatado pela comunidade.
O parlamentar se indignou ao ver a quantidade de esgoto transbordando em um terreno que estava sendo tomado pelo mato, sem qualquer cuidado por parte da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd). “Para piorar a situação, além da água não estar sendo tratada, o esgoto estava transbordando, exalando um odor insuportável”, declarou.
Boabaid pediu à Caerd que fosse suspenso, imediatamente, a cobrança dos 43% referentes à tarifa de esgoto para os moradores. “Aquela ETE não está tratando a água, os moradores não podem e nem irão pagar por isso, pois eu não permitirei que a comunidade pague por algo que não está recebendo, disse o deputado.
Já nesta terça-feira (20), o diretor Administrativo da Caerd, Fabrício Lima, entrou em contato com o deputado Jesuíno Boabaid e afirmou que as cobranças estão suspensas por prazo indeterminado. Os moradores que, por ventura receberem a cobrança dos 43% deverão ir até a Caerd para exigir que ela seja anulada.
Boabaid finalizou afirmando que continuará acompanhando a situação até que a ETE esteja em pleno funcionamento.
ALE/RO – DECOM – [Assessoria]
Foto: Assessoria