Deputado Jesuíno e vereadora Ada Dantas participam de entrega de van para a Escola Bilíngüe

Educação

Na tarde da última quarta-feira (15), o deputado estadual Jesuíno Boabaid e a vereadora Ada Dantas Boabaid, ambos do PMN, participaram da solenidade de entrega de uma van Ducato, para a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bilíngüe, na capital, que atenderá ao transporte dos alunos. Na oportunidade estavam presentes ainda professores e diretoria da instituição, além do Secretário Municipal de Educação, César Licório.

A diretora da escola, Sirleia Araújo, comentou sobre a necessidade de projetos para crianças surdas em outras escolas, visando levar a linguagem de libras para que os alunos com deficiência possam se comunicar melhor com a sociedade. Agradeceu ainda ao deputado Jesuíno, que disponibilizou emenda parlamentar para que a ela pudesse viajar e conhecer sobre a educação para surdos em outro estado. Citou ainda sobre a dificuldade de alguns alunos irem à escola por falta de locomoção.

“Alguns (alunos) precisam pegar dois ônibus para chegar aqui na escola. Houve pais que quiseram tirar os filhos daqui por falta de transporte, mas nós, da escola, conversamos e sempre buscamos um meio de resolver essa situação. Temos uma funcionária que diariamente trás dois alunos da zona sul pra cá” relatou Sirleia, salientando o risco da regressão no aprendizado obtido na escola bilíngüe, caso vá para uma escola comum, além da ameaça de depressão. Finalizando, agradeceu pela van e disse que é um sonho realizado nesses três anos em que faz parte da direção.

Kátia Souza, professora surda e vice presidente da Associação de Pais e Professores da Escola Bilíngüe de Porto Velho, agradeceu à Secretaria Municipal de Educação (Semed) e ao secretário César Licório, por pensarem na comunidade surda e lamentou a falta de vagas de emprego destinadas aos portadores desta deficiência e, citando o futuro governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, disse esperar que seja feita equiparação de vagas entre surdos e ouvintes, dando oportunidade para quem também é capaz de realizar os mais diversos trabalhos.

Finalizando, agradeceu à vice diretora Sirleia por sua dedicação à escola e ao deputado Jesuíno e vereadora Ada Dantas, por estarem sempre de portas abertas para ouvir e atender, quando possível, aos anseios da comunidade surda.

O Padre Evanilson, Presidente da Associação de Pais e Professores da Escola Bilíngüe de Porto Velho, Lembrou a luta da equipe escolar para que fosse conseguida esta van para o transporte dos alunos e ressaltou a dificuldade em se utilizar recursos públicos, aproveitando ainda para agradecer ao deputado Jesuíno e a vereadora Ada Dantas pela parceria que ambos têm com a escola. Finalizou agradecendo e parabenizando os servidores da escola bilíngüe, que muitas vezes tiram dinheiro do próprio bolso para ajudar em melhorias na instituição.

Em seu pronunciamento, o secretário César Licório começou lembrando que trabalhou por cerca de um ano na Assembleia Legislativa de Rondônia e afirmou que o deputado Jesuíno é um exemplo de parlamentar, conhecedor da legislação, assim como é Ada Dantas, na Câmara Municipal. Lamentou sobre o ônibus que era utilizado pela escola, mas tornou-se inutilizável. Licório agradeceu a dedicação dos professores e pediu para que eles estudem, visando serem efetivados na escola bilíngüe.

Finalizando, lembrou a parceria que Jesuíno Boabaid e Ada Dantas tem com a escola, lamentando Boabaid não ter sido reeleito no pleito eleitoral deste ano. “Quatro anos passam rápido, deputado, e a população vai sentir sua falta, por tudo que você fez e faz na Assembleia Legislativa” concluiu o secretário.

A vereadora Ada Dantas declarou esta ser uma data especial para os pais, alunos e professores da escola bilíngüe, pois a van levará conforto e praticidade para a instituição, beneficiando várias crianças. Ela ressaltou o programa Missão Rondônia, que foi o primeiro do estado a ser transmitido com participação de um intérprete de libras e ainda a necessidade de se ter um intérprete na Câmara de Vereadores, pois muitas vezes pessoas surdas vão acompanhar a sessão e precisam entender o que está acontecendo ali.

Citando a importância da política séria, lembrou os recursos oriundos de emendas parlamentar do deputado Jesuíno Boabaid, que em parceria com Ada Dantas, resultaram na compra de duas ambulâncias, uma para o Distrito de Nova Califórnia e outra para a maternidade municipal, que pela primeira vez na história, terá uma ambulância própria. Há ainda emenda de R$ 500 mil para aquisição de centrais de ar visando climatizar 38 escolas e mais R$ 300 mil para a reforma do Barco Hospital, que atendia milhares de ribeirinhos por viagem no Rio Madeira. “Um político está no mandato para representar todos, independente de quem votou nele” encerrou Ada Dantas.

O último a falar foi o deputado Jesuíno Boabaid, e declarou que deixará um legado na Assembleia Legislativa, com ações que continuarão a beneficiar o povo Rondoniense. Reconheceu a importância da escola bilíngüe na vida dos alunos surdos e disse que esta é uma instituição que precisa ser vista com melhores olhos pelo poder público. “Mesmo sem ter sido reeleito, continuarei trabalhando até meu último dia de mandato para o povo de Rondônia” disse Jesuíno.

Taxado como o “defensor da segurança pública”, Boabaid comentou que a insegurança é um dos principais problemas enfrentados pelo estado, por isso deu atenção especial ao assunto, mas sem deixar de lado outros temas como saúde, educação, cultura, esporte, lazer, entre outros. “Peço à vocês que acreditem na política, pois nela há pessoas boas”, encerrando seu discurso.

A van pertencia à Escola Santa Marcelina e foi doada para a Escola Bilíngüe. O deputado Jesuíno e a vereadora Ada Dantas estavam há vários meses articulando uma forma de beneficiar a instituição educacional e chegou-se à esta doação, que a comunidade escolar considera uma vitória.

Deixe um comentário