Está marcada para as 9h do dia 16 de maio, a realização de audiência pública no Plenário da Assembleia Legislativa para tratar sobre o cadastramento de compatibilidade para doação de medula óssea, no âmbito do Estado de Rondônia. Tal audiência foi requerida pelo deputado Jesuíno Boabaid (PMN).
Segundo a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), o Estado possui baixo índice de doadores de medula óssea, todavia, em Rondônia existem sete pontos de cadastramento no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Este é um sistema criado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), com a finalidade de reunir informações de pessoas que se voluntariam a doar medula e fazer uma busca nos registros de doadores voluntários, tanto no Brasil como no exterior, onde se verifica a compatibilidade para efetivar a doação.
O deputado Jesuíno considerou imprescindível que a Assembleia Legislativa debata sobre o cadastramento de medula óssea, pois é um assunto de grande importância para os pacientes que necessitam e aguardam transplante.
ALE/RO – DECOM – [ Assessoria Parlamentar ]
Foto: José Hilde