Nesta segunda-feira (8) o deputado Jesuíno Boabaid (PMN) recebeu em seu gabinete a comissão formada por três representantes de um grupo de fazendeiros que estão sendo vítimas de roubos, furtos e demais crimes praticados pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP). Presentes ao encontro, Ananias Franco de Almeida, Antônio Luiz do Amaral Neto e Ênio Duarte da Costa.
Os agropecuaristas possuem propriedades localizadas em uma área que parte do rio Santa Cruz, da LC-85/BR 421, ao rio Alto Candeias, rio Alto Massangana, atingindo e fechando na LC-42/BR 421, no rio Santa Cruz, região denominada Entre Rios, formadas pelo setor Santa Cruz da Gleba Rio Alto, com área aproximada de 44 mil hectares (ha), e gleba São Sebastião, com área de aproximadamente 42 mil ha, pertencente aos municípios de Alto Paraíso e Buritis.
Os proprietários de fazendas, além de funcionários, estão sendo alvo de vários ataques arquitetados e praticados pela Liga dos Camponeses Pobres. Segundo eles, os integrantes estão armados com armas de grosso calibre.
Os agropecuaristas relatam que os membros da LCP invadem as propriedades e incendeiam máquinas pesadas, veículos, imóveis, pomar, curral, cercas e ainda roubam comida e equipamentos. O bando pratica os crimes sempre fazendo uso de máscaras e praticando violência física e psicológica.
Relataram que a situação é de intranquilidade, medo e temor vivido por todos que vivem na região, de trabalhadores a proprietários.
Os fazendeiros pediram ajuda do parlamentar, que também é presidente da Comissão de Segurança Pública, para que interceda por eles, vindo buscar solução com a Polícia Militar para que seja intensificado o policiamento naquela região, visando desarticular a quadrilha que se intitula “sem terra” e que leva terror por onde passa.
Em resposta, o deputado Jesuíno afirmou que irá oficializar a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), bem como o comando geral da Polícia Militar, para marcar reunião juntamente com os agropecuaristas e assim buscar uma forma de levar segurança para aquela localidade.
ALE/RO – DECOM – [Assessoria]
Foto: Assessoria