Jesuíno Boabaid visita Instituto Carmela Dutra e ouve servidores

Notícia

Na noite de segunda-feira (16), o deputado Jesuíno Boabaid (PMN) visitou o Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, localizado na Avenida Farquar, Bairro Arigolândia, região central de Porto Velho. Na escola, o parlamentar conversou com a direção, professores e ouviu anseios que poderão melhorar a qualidade de ensino na instituição.

Ex-aluno do Carmela Dutra, Jesuíno Boabaid fez questão de visitar o local e conhecer de perto como está a educação no lugar onde, segundo ele, cresceu adquirindo conhecimento. Atualmente, a escola detém uma das maiores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Estado.

O Instituto Carmela Dutra possui 25 salas de aula, com mais de dois mil alunos nos três turnos, porém 13 destas salas não possuem central de refrigeração, sendo usados ares-condicionados bastante antigos e que não conseguem refrigerar a sala o suficiente para dar conforto aos alunos, para que estes possam aprender com qualidade.

O deputado afirmou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já autorizou a compra, por parte do governo, de 600 centrais de ar-condicionado para distribuição nas escolas estaduais e que, provavelmente, o Carmela Dutra será beneficiado com os aparelhos.

Boabaid afirmou que, caso as centrais não cheguem ao Carmela Dutra, destinará emenda parlamentar para que seja realizada a compra das centrais necessárias, visando melhor climatização em todas as salas de aula.

Em conversa com o vice-diretor da instituição, Sandro Silveira, Boabaid foi informado sobre alguns problemas que vêm causando pequenos transtornos aos servidores e alunos. Com a reforma do Ginásio Cláudio Coutinho, vizinho ao Carmela Dutra, a área onde os pombos costumavam ficar foi fechada, sendo assim, as aves acabaram se abrigando no ginásio do Carmela Dutra.

“Estamos sediando os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) e todos os dias precisamos limpar os dejetos dos pombos”, relatou Sandro.

O professor afirmou que a instalação de telas de ferro nas áreas por onde os pombos passam impediria a entrada das aves. Boabaid disse que solicitará junto à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a possibilidade do aumento do repasse do Programa de Apoio Financeiro (Proafi), para que supra esta necessidade da escola.

O deputado ressaltou que a proximidade entre humanos e pombos pode acarretar doenças ao homem, em especial, se houver contato com as fezes secas da pomba doméstica.

“Inalá-las com a poeira urbana pode trazer de uma simples alergia de pele à sérios problemas de respiração e, até mesmo, afetar o sistema nervoso central. Tudo isso de forma praticamente invisível”, destacou Boabaid.

A diretora Vera Lúcia falou sobre o auditório do local, que estaria precisando de alguns reparos.

“O nosso auditório é excelente. Por várias vezes são realizadas palestras e o local é sempre utilizado, tanto por nossa instituição, quanto por outros órgãos. A última reforma foi no ano de 2012 e de lá para cá as cadeiras foram se deteriorando, sendo necessária a troca, visando mais conforto aos alunos e demais cidadãos que necessitarem utilizar o espaço”, salientou a diretora.

Jesuíno Boabaid anunciou que destinará emenda parlamentar para a troca das 160 cadeiras do auditório e que estará à disposição, para colaborar com a educação em Rondônia no que for preciso. O deputado pediu a elaboração de um projeto com as necessidades do Instituto Carmela Dutra, para que as devidas providências sejam tomadas e os anseios possam ser atendidos.

 

ALE/RO – DECOM – Assessoria
Foto: Assessoria 

FOTOS

Deixe um comentário