O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) destacou, durante pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (23), a proposta de um novo pacto federativo, ventilada pelo presidente Michel Temer (PMDB), durante encontro com autoridades de Rondônia, ocorrido nesta terça-feira (22), em Brasília, para debater a crise fundiária no Estado.
“Essa mudança seria necessária para permitir, por exemplo, que Rondônia tivesse áreas transferidas da União para o seu domínio, permitindo que pudesse fazer a sua própria legalização fundiária”, destacou Boabaid.
Jesuíno elogiou a postura do governador Confúcio Moura (PMDB), durante o encontro em Brasília. “Quero registrar a fala do governador, que afirmou que Rondônia não tem áreas e, portanto, não pode executar uma política de assentamentos ou de regularização de lotes”, citou.
Entre as pautas solicitadas, está o envio da Força Nacional. Para reforçar a segurança no meio rural, acaba se retirando policiais das cidades, aumentando a incidência de crimes. “São mais de 100 áreas invadidas e é necessário apoio para a reintegração de algumas áreas e tenho acompanhado esse trabalho, como presidente da Comissão de Segurança desta Casa”, completou.
Na reunião, o comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Ênedy Dias, entregou farta documentação, mostrando o clima de terror que algumas regiões de Rondônia têm enfrentado. “Foram 46 mortes ligadas ao conflito agrário neste ano e o custo das ações de desocupação é muito alto para o Estado”, finalizou.
ALE/RO – DECOM – [Assessoria]
Foto: José Hilde