O deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB) visitou na tarde de quarta-feira (20) o distrito de São Carlos, em Porto Velho, localizado do outro lado do rio Madeira, seguindo pela Estrada da Penal. Antes da cheia histórica, em 2014, São Carlos tinha a população de aproximadamente 530 famílias, com cerca de 4 mil pessoas. Após a invasão das águas este número caiu para 357 famílias, com 2.500 pessoas.
O parlamentar constatou vários problemas enfrentados pelos moradores, bem como por policiais militares que trabalham naquela localidade. O prédio que é usado pela PM na verdade é uma delegacia da Polícia Civil, mas por falta de unidade, policiais militares e civis trabalham agregados.
Um dos problemas relatados pelo policial militar que estava de plantão é sobre o barco, que em tese deveria ser usado para deslocamentos até a outra margem do rio, bem como no atendimento a ocorrências em locais próximos, mas como o motor está com defeito, há vários meses a embarcação não é utilizada.
O militar informou que por várias vezes o motor foi encaminhado para Porto Velho, onde passou por manutenções, porém os problemas persistiram, sendo que muito dinheiro foi gasto em vão.
Sobre a unidade policial, está sendo estudada a possibilidade de retirá-la dali e passá-la para o Joana D´arc, o que deixou os cidadãos desesperados, devido à necessidade daquela delegacia.
Foi pedido ao deputado que visse sobre o forro, que é de madeira, o grande número de morcegos que moram em seu interior, gerando acúmulo de fezes, que pelas frestas caem nos policiais.
O rádio comunicador está precisando de manutenção e por muitas vezes não copia a frequência do Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP). Atuando no local desde o mês de março de 2008, e mesmo com condições precárias, a delegacia é de suma importância para aquela região, levando segurança aos moradores.
Jesuíno Boabaid afirmou aos policiais militares e aos moradores que lutará com garra para que aquela delegacia não seja retirada dali.
O parlamentar afirmou, ainda, que entrará em contato com o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar e pedirá que seja providenciada a compra de dois motores 40 para serem usados pelos policiais em prol da comunidade, sendo que um ficará em São Carlos e o outro irá para o Distrito de Calama.
Duas motocicletas também serão solicitadas para São Carlos, para que seja feito o trabalho de patrulhamento e consequentemente a inibição de crimes.
ALE/RO – DECOM – [Assessoria Parlamentar]
Foto: Assessoria
FOTOS