A Comissão de Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Aélcio da TV (PP) se reuniu na manhã desta terça-feira (18) com a finalidade de ouvir a presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia, Iacira Azamor. A finalidade da convocação era para Iacira explicar sobre a questão dos investimentos na rede de tratamento de água e esgoto em Porto Velho e a possível perda de recursos.
A presidente encaminhou ofício justificando sua ausência e explicando os investimentos realizados até o momento e que o Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu dois contratos até a retomada do atual para a conclusão das obras de saneamento. Quanto ao de água, informou que cerca de 60% das obras já foram concluídas.
O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) disse que o documento é vago, não esclarecendo as dúvidas. O deputado Edson Martins (PMDB) afirmou ser um problema de vários municípios a falta de projetos básicos para o financiamento de obras desta magnitude e que o Estado deveria dispor de equipe técnica para atendê-los.
Diante da situação foi encaminhado para a votação, o envio de requerimento ao TCU, ao Bndes e ministérios do Planejamento e das Cidades solicitando informações sobre os contratos. Participou da reunião o deputado Dr. Neidson (PMN).