O deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), em sessão plenária, destacou a fiscalização que fez em delegacias da Polícia Militar às margens da BR 364, sentido Rio Branco (AC). O parlamentar citou o baixo efetivo de policiais, bem como a futura efetivação de 400 novos PMs no Estado.
Boabaid afirmou que as unidades da PM estão precárias. Segundo ele, os prédios não possuem condições mínimas para que os policiais militares e civis possam executar seus trabalhos de forma digna. Lembrou, ainda, a falta de materiais de suma necessidade, como papel e água para consumo.
O deputado lembrou que o orçamento para investimento na Policia Militar era de R$ 26 milhões, porém, foi reduzido pela metade, pelo secretário George Braga, que posteriormente ainda conteve mais R$ 2 milhões.
“Todos os dias eu ouço o clamor da comunidade pedindo melhorias na Segurança Pública, e não consigo entender como existe secretário que não se importa com essa situação”, acrescentou o parlamentar.
1º Batalhão
Jesuíno Boabaid parabenizou o comandante do 1º Batalhão da PM, o Batalhão Rondon, coronel Alcântara, e os demais policiais. Ele também citou o período em que serviu a PM. “Na minha época, eram 10, às vezes até 15 viaturas durante o serviço. Hoje são apenas duas: uma para patrulhar a zona Sul e outra para cobrir a zona Norte”, detalhou.
Segundo ele, é por isso que muitas vítimas de furtos e roubos não insistem em registrar ocorrência, pois sabem que não dará em nada, devido à falta de emprego das viaturas.
O deputado disse que o coronel Alcântara desenvolve um excelente trabalho, motivando os policiais, realizando policiamento ostensivo e com o pouco que tem busca dar o que pode de segurança à comunidade de Porto Velho.
Ele também reconheceu o comprometimento dos policiais militares, que muitas vezes abrem mão de suas folgas para trabalhar na segurança dos cidadãos. Sobre os 400 PMs que estão se formando, Boabaid afirmou que, mesmo que todos fossem para o 1º BPM, não seria suficiente para suprir a necessidade da capital.
“Em 2002, o 1º Batalhão tinha 765 policiais atuando. Hoje são 265. Os 400 novos policiais poderiam ser todos empregados no Batalhão Rondon, mas acredito que o comando da PM irá distribuir estes policiais com cerca de 80 para cada batalhão”, afirmou.
ALE/RO – DECOM – [Assessoria Parlamentar]
Foto: Ana Célia