Na sessão ordinária de terça-feira (23), na Assembleia Legislativa, o deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB) cobrou a contratação dos aprovados no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran), bem como, dos agentes penitenciários.
Para o parlamentar, financeiramente, o Detran é o caixa forte do Estado. Certo disso, o deputado disse não entender as razões de o titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, em não convocar os concursados.
Boabaid afirmou que esteve reunido com a diretoria do Detran, onde foi informado do interesse do órgão nas contratações, porém, o argumento de que não há orçamento para convocar os aprovados estaria sendo usado pelo secretário George Braga.
O deputado contestou o impedimento utilizado pelo chefe da Sepog ao questionar o Projeto de Lei, discutido em 2015 na Assembleia Legislativa, referente à contratação de 327 cargos de elite para a pasta de George Braga. Na época, o projeto foi tirado de tramitação, mas este ano retornou à Assembleia.
“Se não tem orçamento para contratar os concursados, como o secretário explica a criação de 327 vagas para a Sepog”, indagou o parlamentar.
Boabaid afirmou que fará o questionamento pessoalmente a George Braga durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), marcada para a próxima terça-feira (1º).
No encontro, o parlamentar pretende questionar, da mesma forma, a não contratação dos agentes penitenciários.
Sejus
Ao comentar a situação vivida por dezenas de agentes penitenciários recém-formados, o deputado solicitou ao governo do Estado, que também seja vista e analisada a questão da contratação dos mesmos.
Boabaid lamentou a situação de vários agentes que, em protesto, se encontram acampados em frente ao Centro Político Administrativo (CPA), em Porto Velho.
Já na tarde de terça-feira (23), o parlamentar foi informado através da Secretaria Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) de que na próxima semana será convocada a metade dos aprovados no referido concurso.
“Na verdade o ideal seria a contratação dos 360 agentes, porém, irão convocar somente a metade. A outra parcela ficou para janeiro de 2017”, concluiu Jesuíno Boabaid.
ALE/RO – DECOM – [Assessoria Parlamentar]
Foto: Anac Célia