Jesuíno Boabaid solicita reforço para o 5º Batalhão da PM, em Porto Velho

Notícia

Com a recente contratação de mais de 400 policiais militares, o deputado Jesuíno Boabaid (PMN) busca que 80 destes profissionais sejam disponibilizados para o 5º Batalhão da Polícia Militar, que atua na capital com o 1º BPM. Os batalhões são responsáveis pelo policiamento ostensivo, todavia, atualmente enfrentam déficit de efetivo.

A deficiência no contingente acontece por diversos fatores, como policiais militares que foram para a reserva remunerada, estão de licença médica ou até mesmo em férias, vindo a causar uma situação crítica no setor de Segurança Pública do Estado.

Jesuíno Boabaid citou que o 5º BPM é responsável pelo patrulhamento na Zona Leste, considerada uma das áreas mais violentas da cidade, composta por cerca de 40 bairros, incluindo invasões e setor chacareiro.

O deputado lembrou que já foi promoveu audiência pública na Assembleia Legislativa para tratar do deficit de efetivo em Rondônia, destacando a necessidade da adoção de providências urgentes para garantir segurança à população de Porto Velho, que é a principal afetada pela situação.

Sendo assim, Boabaid solicitou do Poder Executivo, em caráter de urgência, a disponibilização dos 80 policiais militares para o 5º BPM.

Em resposta ao pedido do parlamentar, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Clairton Pereira da Silva, encaminhou ofício informando que o comando elaborou o planejamento para lotação dos novos policiais, priorizando as pequenas localidades cujo efetivo não era o mínimo necessário para atender a segurança pública.

O subcomandante afirmou, ainda, que outras localidades que não foram atendidas ou onde o efetivo distribuído ainda esteja abaixo da necessidade serão contempladas com o novo curso de formação policial, cujas tratativas já estão bem avançadas junto ao governo.

ALE/RO – DECOM – [Assessoria Parlamentar]

Foto: Assessoria 

Deixe um comentário