Deputado vai requerer CPI no caso do desaparecimento de bebês

Notícia

O deputado Jesuíno Boabaid (PT do B), durante pronunciamento em sessão plenária da Assembleia Legislativa de Rondônia, nesta terça-feira (10 de março), anunciou que vai apresentar requerimento para formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o desaparecimento de bebês em hospitais de Porto Velho, tendo em vista o clamor da população e a falta de esclarecimento convincente por parte dos organismos envolvidos.

De acordo com o deputado Jesuíno Boabaid, existem rumores constantes quanto à existência de uma quadrilha especializada em tráfico humano agindo dentro de hospitais públicos e particulares de Porto Velho. Inclusive, “esta hipótese é corroborada por algumas autoridades policiais, diante das circunstâncias e o modo operacional, de como ocorrem estes desaparecimentos”, observou.

Continuando, afirmou o parlamentar que nos casos mais recentes se repetem as mesmas coincidências: filhos de pais pobres, residentes no interior, e sem parentes em Porto Velho. “É preciso se esclarecer vários pontos nebulosos, principalmente no caso Nicolas, pois o protocolo deixou de ser cumprido desde o primeiro internamento, que foi no Hospital Infantil Cosme e Damião”, declarou.

Ainda de acordo com o deputado Jesuíno Boabaid, todos os implicados nestes desaparecimentos serão devidamente convocados, para prestar esclarecimentos. Disse ele que o primeiro caso a ser levantado pela CPI diz respeito ao Caso Nicolas, pois se faz mais do que necessária uma acareação envolvendo todos os profissionais, devendo inclusive contar com a participação dos familiares.

Ao concluir, afirmou o parlamentar que constantemente ocorrem novas notícias de casos envolvendo morte de bebês e a negativa dos gestores hospitalares em apresentar os corpos. “É preciso esclarecer por qual motivo não foi registrada a entrada do Nicolas Naitz no serviço de segurança do Hospital de Base, e ainda, os fatos que levaram a transferência de um cadáver entre duas unidades hospitalares e não para o Instituto Médico Legal. Tem muita coisa nebulosa que precisa ser esclarecida”, afirmou.

Afastamento

Outro tema abordado pelo deputado Jesuíno Boabaid é sobre uma eventual cassação do mandato do governador Confúcio Moura. Segundo O deputado, caso não ocorra uma decisão através de liminar em 72 horas, quem vai assumir o Governo Estadual, será o segundo colocado do segundo turno eleitoral.

Disse ainda o parlamentar que existem outros quatro processos, nos quais o governador é réu, que podem ter o mesmo desdobramento.

 

ALE/RO – DECOM – [Paulo Ayres]

Deixe um comentário