Jesuíno Boabaid requer comissão especial para apurar irregularidades do Iperon

Notícia

O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) discursou na manhã desta quarta-feira (8), durante a fala de lideranças na sessão ordinária da Assembleia Legislativa, parabenizando as mulheres pelo seu dia e destacando outras ações parlamentares.

Jesuíno parabenizou as mulheres neste 8 de março que marca o Dia Internacional das Mulheres, destacando o seu trabalho na sociedade e importância para a vida dos homens.

O parlamentar destacou a aprovação durante a sessão de requerimento para apurar a saúde financeira do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon).

Jesuíno lembrou que no ano passado a Assembleia aprovou aumento da alíquota para 13,5 % na arrecadação dos servidores. “Agora anunciaram rombo de R$ 2,7 bilhões nas contas. Vamos apurar e dar a devida transparência”, destacou. O órgão gera os recursos financeiros e custeia as aposentadorias de todos os servidores do Estado, frisou o parlamentar.

Diante disso, Boabaid afirmou que solicitará extratos, documentações e se for necessária uma auditagem por instituto independente “para trazer de forma transparente e à tona todas as questões atinentes ao Iperon”.

Belmont

O parlamentar também relatou sua visita, em conjunto com o gestor do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Ezequiel Neiva, na Estrada do Belmont, onde está havendo desmoronamento de um trecho, sem, no entanto, o Estado e município tomem iniciativa.

Segundo ele, o diretor do DER, durante a visita, se comprometeu em resolver a questão. “Transeuntes dividem espaço com carros e caminhões devido o estreitamento da pista. Não acredito que vão esperar uma tragédia acontecer para tomar uma atitude”, exaltou Boabaid.

O parlamentar ressaltou que, se nada for feito, o transporte de mercadorias de Rondônia ficará prejudicado se houver a interrupção desta importante via, incluindo combustíveis. “Quero chamar a atenção do judiciário, de todas as autoridades competentes para este problema”, afirmou.

Boabaid lembrou que o problema pode ter sido ocasionado pelas usinas, que acabaram por influenciar na velocidade das águas do rio Madeira, acelerando o processo de desbarrancamento.

Saúde

Jesuíno destacou visita realizada na unidade Cosme e Damião, em conjunto com o deputado Dr. Neidson (PMN), vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia. A visita foi motivada pela denúncia de que havia grande demanda naquela unidade.

Ao conversar com os gestores do hospital se constatou que na verdade o acúmulo de atendimentos se deve ao fato de a saúde do município de Porto Velho estar com defasagem de pessoal, o que acaba acarretando na sobrecarga na unidade estadual.

“Por isso, peço ao prefeito Hildon e ao secretário de Saúde que revejam a situação. A prefeitura precisa cumprir com seu papel. O problema não está no Estado, mas no município”, destacou Boabaid.

 

Figura A

O parlamentar também pediu à prefeitura de Porto Velho agilidade na retomada da regularização fundiária da chamada Figura A, formada por bairros como Pan Air, Pedrinhas, Arigolândia e Balsa, entre outros. “Não vou sossegar enquanto não houver solução para este problema. E isso significa o título definitivo para os moradores”, acrescentou.

Boabaid destacou que nasceu no bairro Arigolândia e disse ter o compromisso para com esta parcela da população em resolver a questão e dar o sossego às famílias com o título definitivo de suas propriedades.

Jesuíno lembrou que o prefeito Hildon Chaves (PSDB) manteve a secretária de regularização fundiária, Marcia Luna, para que os serviços não sofressem solução de continuidade, “portanto é preciso retomar a situação. Deixar de conversa e partir para a ação”.

 

Barco

Jesuíno finalizou destacando que está destinando para a prefeitura de Porto Velho o montante de R$ 300 mil para reativação do barco hospital do município, que atende aos ribeirinhos do Baixo Madeira, que se encontram desassistidos, levando algum conforto a esta população. “Espero que a prefeitura faça a execução de forma imediata e inicie rapidamente os atendimentos”, destacou.

 

ALE/RO – DECOM – [Geovani Berno]

Foto: José Hilde

Deixe um comentário