O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) recebeu em seu gabinete o vereador Renato Morari (PPS), de Rolim de Moura, município distante cerca de 400 km da capital. No encontro, os políticos debateram diversos assuntos e priorizaram questões referentes à Segurança Pública em Rolim.
Segundo Morari, a segurança na localidade necessita de apoio para que a população possa se sentir segura ao sair de casa. O vereador relatou que o índice de homicídios é relativamente pequeno, mas que os roubos cresceram consideravelmente, com um aumento de 300% entre os anos de 2013 e 2016.
Renato Morari afirmou, ainda, que Rolim de Moura possui estrutura, mas que faltam policiais para trabalhar.
“O efetivo da PM do Estado é baixo, deixando os municípios com um quantitativo pequeno para atender a comunidade. Em cidades como São Paulo, todo ano tem concurso público para a Polícia Militar, aqui também deveria ser assim” comentou Morari.
Boabaid foi informado que atualmente existem cerca de 1.200 inquéritos instaurados, para apenas dois delegados que trabalham em Rolim de Moura. De acordo com o vereador, após o expediente, os delegados e os policiais civis ficam de prontidão para qualquer eventualidade.
No entanto, ressaltou Morari, é necessário a criação de um banco de horas para que os profissionais possam receber pelas horas extras trabalhadas.
Ainda na reunião, foi apresentado ao parlamentar projeto para a instalação de sistema de vídeo monitoramento em Rolim de Moura, visando inibir ações criminosas, bem como identificar criminosos que pratiquem ações delituosas que não possam ser evitadas pelas forças policiais.
Boabaid afirmou que destinará emenda parlamentar para a instalação do sistema, e solicitou ao vereador, que seja encaminhado ao seu conhecimento todo o planejamento de como funcionará, bem como os custos do que ele chamou de “avanço tecnológico”.
ALE/RO – DECOM – Assessoria
Foto: Assessoria