O deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), em discurso da tribuna da Assembleia Legislativa na sessão plenária de terça-feira (25), lamentou, em forma de questionamento, como o governo de Rondônia está lidando com as questões fundiárias, especialmente no que diz respeito à legalização de bairros da capital Porto Velho.
Ao citar a exoneração da coordenadora da Suder, Quílvia Carvalho, o parlamentar indagou como ficará os acordos feitos pela ex-colaboradora que buscava a regularização de terras às pessoas ameaçadas de desapropriação.
Responsável pela maioria das audiências públicas realizadas no plenário da Assembleia Legislativa, Jesuíno Boabaid chegou a afirmar que “tudo leva a crer que é coisa pessoal comigo”.
Segundo o deputado, agora que se conseguiu bons resultados nas audiências o governador Confúcio Moura toma uma decisão que deixa todos sem saber o que poderá acontecer daqui para frente. “Afinal, a pessoa (Quílvia) que firmou os acordos em nome do Estado não está mais no cargo. Falei com o novo coordenador, Fortunato, e ele disse que não sabia de nada e nem como ficaria os acordos firmados anteriormente. É lamentável o que está acontecendo”, lamentou.
Em eventos distintos, no plenário da Assembleia Legislativa, Jesuíno reuniu autoridades constituídas e moradores em audiências públicas em que foram debatidas a Figura A (engloba vários bairros) e os bairros Planalto, Dilma Rousseff, Universitário, Industrial e Tiradentes.
A maior preocupação do parlamentar é com o cumprimento de desapropriação de terra por determinação da Justiça. “Nós, membros da Comissão de Segurança, expedimos recomendação ao Judiciário para não desapropriar o bairro Universitário, pois há possibilidade de entendimento entre as partes envolvidas. Caberá a Polícia Militar cumprir a ordem. Acontece que o município de Porto Velho entrou com pedido de anulação de posse e ainda não houve o julgamento por parte do Judiciário. É bom aguardar um pouco mais”, disse ao afirmar que ninguém vai calá-lo, mesmo compreendendo que há questão pessoal com o Governo.
Em aparte, o deputado Cleiton Roque (PSB), que é o vice-líder do Poder Executivo na Assembleia Legislativa, informou que ainda não conversou com ninguém do Governo sobre a questão fundiária, mas disse que os acordos firmados são compromisso do Poder Executivo e não de pessoas. Garantiu que não é nada pessoal contra o deputado Jesuíno.
Dia do Soldado
Ex-policial militar, o deputado Jesuíno Boabaid saudou os soldados pela passagem do dia 25 de Agosto, data alusiva à categoria e que homenageia Duque de Caxias. “Com muita honra, também fui soldado durante 10 anos na Policia Militar de Rondônia. Tenho orgulho de ter bem serviço à corporação. Não poderia deixar de prestar a homenagem aos companheiros de farda nesta data tão significativa”, completou.
ALE/RO – DECOM – [Carlos Neves]
Foto: Ana Célia