Antes de realizar seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (29), o deputado Jesuíno Boabaid (PMN) apresentou vídeo de quatro minutos, no qual enaltece o trabalho da Polícia Militar, a história da PM e as ações dos policiais, citando as dificuldades em ser policial.
O parlamentar afirmou sentir muito orgulho do tempo que passou servindo a corporação. Disse que agora, ao completar 41 anos de constituição da Polícia no Estado “e apesar de tantas intempéries, vale a pena ser policial”, destacou.
Jesuíno destacou ser gratificante e “o quanto são valorosos estes homens que dão suporte a democracia”. No entanto, pediu melhores condições para cumprirem com seu labor.
Ele criticou o governo estadual pelo compromisso feito em campanha, de extinguir o serviço voluntário e promover policiais no tempo. O parlamentar disse que os coronéis, através do conselho dos coronéis, alteraram o plano de policiamento, o que pode prejudicar a categoria.
“Muitas vezes o policial cumpre escalas fora do seu tempo”, explicou Boabaid, “mas, no entanto, não recebe horas extras. É preciso rever estas escalas. Já existe a mudança previdenciária que vai atingir todos os servidores. É preciso ter mudanças, desde que não atinjam direitos adquiridos”.
O parlamentar também teceu severas críticas a ex-comandante da Polícia Militar no governo Cassol, “que só causou prejuízos à categoria, quando a corporação passou por oito anos de sofrimento e sem reajuste”.
Usinas
O parlamentar também destacou o projeto do aumento das cotas das usinas. Ele citou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) “está querendo fazer projeto declarando as empresas como de utilidade pública, passando por cima da Assembleia e de todos os Poderes. Não ficaremos calados, vamos entrar com as ações pertinentes”.
Boabaid disse ser uma afronta ao povo de Rondônia ter de pagar bandeiras tarifárias diferenciadas tendo três usinas hidrelétricas. “O custo é alto devido os furtos de energia, os gatos. O bom cidadão paga pela incompetência e ingerência da companhia de energia elétrica”.
O deputado questionou o que fazem os senadores, “que não lutam em Brasília para defende o povo rondoniense. Eles têm de trabalhar, buscar compromissos e defender o povo que os elegeu”.
O parlamentar também criticou o projeto encaminhado pelo governo e que remaneja recursos do Estado. “Eles enviam pra cá sem informações, sem explicação e aí fazem o que querem, por isso pedi vista ao projeto”, acrescentou.
O deputado Cleiton Roque (PSB) explicou que é um mecanismo legal do governo e elogiou a atuação dos deputados em todas as áreas e em especial ao deputado Jesuíno, dizendo que o considera um dos melhores parlamentares. Ele confirmou que o governo enviará as justificativas ainda na quarta-feira (30) para prestar os devidos esclarecimentos.
ALE/RO – DECOM – [Geovani Berno]
Foto: José Hilde